POLYPODIACEAE

Grammitis fluminensis Fée

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Grammitis fluminensis (POLYPODIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

75.177,49 Km2

AOO:

48,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estado Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná (Labiak; Hirai, 2012)Devido a identificações taxonômicas errôneas, a espécie apresentava distribuição nos países Jamaica, Guianas, Venezuela e Bolívia, no entanto, após verificação, a espécie foi considerada com distribuição restrita ao Sul e Sudeste do Brasil (Labiak; Prado, 2003)A espécie ocorre em altitude cerca de 1000 m (Labiak; Prado, 2003).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Critério: B2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

?A maior parte das coletas concentra-se no Estado do Paraná, e as subpopulações nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro sugerem que a população de <i>G. fluminensis </i>esteja severamente fragmentada. Tem uma AOO pequena (AOO=48 km²) e localiza-se em uma região que sofre diversas ameaças, como instalação de torres de telefonia na Serra do Capivari (PR) e a mineração em Minas Gerais. É considerada "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Salino et al., 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: A espécie tem hábito epifítico, ocorre em floresta úmida como as presentes na Cadeia do Espinhaço (Salino; Almeida, 2008) A espécie parece ser rara devido aos poucos registros encontrados em herbários (Labiak; Prado, 2003)

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining high
A regiãocentral do Espinhaço tem como principal ameaça a atividade mineradora(Vasconcelos et al., 2008)
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining high
A região doQuadrilátero Ferrífero em Minas Gerais é ameaçada pela atividade mineradora. Aextração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas deCampo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual, classificadascomo Área de Preservação Permanente (Santos, 2010).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Extinta" (EX), segundo a lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004)